O olhar de Lúcia
Amanece en Mangunde
O alarme do hospital toca às 4h50. Voltei à Beira para obter o meu passaporte, por isso tive que concordar em entregá-lo e foi a primeira vez que o vi.
A escola começa às 6h50, mas antes de tudo, quando crianças, você tem que fazer as coisas em casa. A primeira coisa que devemos lembrar é como eles mudam de área. Fazem isso com vassouras feitas com pausas amarradas com lã. É curioso curvar-se; Os desafios são muitos e muitos, e nesta posição enfrentamos tudo: varrem, recolherem, cozinham, esfregaram, aram.
Parece estranho que varram a areia, mas na realidade não é, porque aqui quase não há lixeiras e jogam allo no chão. Tento dizer que para eles não fazemos isso, pois não precisamos variar tanto, mas não os entendemos.
É difícil para eles entender algumas coisas que sempre são vistas de forma diferente. Assim como para todas as pessoas do mundo.
A primeira parte da viagem é com Zadoque, que me levará por estradas de terra “a travessia”. Nesta altura e nestas ruas misturo água quente com café quente e leite porque bebo aqui com um pequeno almoço. Às vezes falta a Espanha.
Zadoque conta-me que vive em Mangunde porque para ele, que ainda não estuda, não é possível viver na Beira. Já se passaram alguns anos desde que tentei, mas às vezes era impossível. Agora ele trabalha como transportador aqui enquanto estuda geografia remotamente. Ele espera poder trabalhar como professor no futuro e assim ter mais oportunidades.
Há muito tempo na estrada, ele me pergunta como as crianças chegam à escola na Espanha. Ele quer saber quais são as diferenças para entender por que a educação aqui é pior.
Na segunda parte da viagem, outro carro da associação me atropelou e na estrada parámos num reassentamento onde agora vivemos com pessoas que abandonaram as suas casas devido a conflitos na zona. A associação também vai começar a trabalhar aqui e terá que entrevistar algumas famílias.
É um enorme pedaço de terreno composto por centenas e centenas de cabanas de adobe. Muitas famílias vivem aqui, cultivamos o que podemos ou fazemos outras pequenas coisas para sobreviver. Se não houvesse comida para a ajuda que recebemos do exterior, muitos de nós não conseguiríamos comer. Muitas vezes não podemos fazer isso todos os dias. Não há água corrente ou piscinas aqui. Eles próprios cavam buracos no local e coletam o pouquinho de água que sai. Quando está frio, como folhear durante o dia, as fezes ficam cheias de água suja e não podemos beber nem nos lavar.
O futuro é incerto para todas estas pessoas, mas preferem ficar aqui a regressar ao local que visitaram.
Folha em placa: “Viver é um sacrifício”. E para algumas pessoas, é claro que sim.
Escrito por: Lucía García-Iturri
Otros relatos: La mirada de Lucía. La ventana.



